top of page

A Arte Gótica

  • Camila Laís Klemann
  • 22 de set. de 2015
  • 1 min de leitura

Se na arte Românica as pessoas preferiram morar em campos e vilarejos, a partir do século XII, elas começaram a se mudar para a cidade, onde a arte se desenvolve.

A arte gótica foi criada pelos bárbaros quando invadiram o império. Um grande exemplo da arte gótica esta instalado na França, na abadia Saint Denis, uma igreja construída em 1140.

As características dessa arte são os vitrais, apenas um portal de entrada, rosácea (uma janela redonda no portal central), arcobotante (arcos que transmitem o peso de uma abóbada para os contrafortes externos), torres apontadas para o céu, arcos góticos (permitiram a construção da abóbada de nervuras), entre outros características que podem ser encontradas na Catedral de Notre Dame de Paris e a Catedral de Notre Dame de Chartres.

Nessa arte, a pintura representava os seres com realismo e tratavam de temas religiosos. Podemos destacar dois artistas: Giotto e Jan Van Eyck.

Giotto: Os santos eram reproduzidos como seres humanos, e o homem era o centro de todas as coisas. As obras mais importantes foram os Afrescos da Igreja de São Francisco de Assis e o Retiro de São Joaquim entre os pastores.

Jan Van Eyck: representava a vida da sociedade e as paisagens urbanas em detalhes. Suas obras mais importantes foram O Casal Arnolfini e Nossa Senhora do Chanceler Rolin.

 
 
 

Bình luận


Posts Recentes
Procure por Tags
bottom of page